Quantcast
Channel: Biblioteca do Terror
Viewing all 541 articles
Browse latest View live

Lista dos Vencedores do Edgar Awards 2018

$
0
0

Ontem, dia 26 de abril, a  Mystery Writers of America, organização americana de escritores de mistério e suspense, anunciou os ganhadores do Prêmio Edgar Allan Poe de 2018, o Edgar Awards. O prêmio é concedido anualmente para o melhor da ficção, não-ficção e roteiros para televisão de mistério produzidos ou publicados em 2017. Confira a lista dos vencedores:

Melhor Romance
Bluebird, Bluebird de Attica Locke
Quando se trata de lei e ordem, o leste do Texas tem suas próprias regras - um fato que Darren Mathews, um Texas Ranger negro, sabe muito bem. Ele conhece bem o que é ser negro e crescer no estado da estrela solitária, foi o primeiro de sua família a ir para o mais longe possível do Texas. Até que o dever o trouxe de volta.

Quando sua lealdade às raízes coloca seu emprego em perigo, ele viaja pela Highway 59 até a pequena cidade de Lark, onde dois assassinatos - o de um advogado negro de Chicago e de uma mulher branca local - provocaram um ninho de ressentimento. Darren deve resolver os crimes - e salvar-se no processo - antes que a tensão racional em Lark exploda em violência. 

Melhor Romance de Estreia
She Rides Shotgun de Jordan Harper
Polly, de onze anos, é muito inteligente para a sua idade. Porém ela é solitária. Sua mãe diz que ela tem "olhos de pistoleiro" assim como seu pai, que ela nunca conheceu. Na prisão, prestes a ser libertado, Nate entra em conflito com o poderoso líder da Irmandade Ariana. Marcado de morte no dia em que ficar livre, Nate logo percebe que todos que ele ama são alvos em potencial - incluindo sua filha, Polly.

Agora, forçado a se esconder pela luz colocada sobre ele, Nate se vê tendo que ensinar sua filha desconhecida a sobreviver em um mundo onde é matar ou morrer. Logo os dois se encontram em uma luta incessante pela sobrevivência e, ao longo do caminho, descobrem os laços que jamais suspeitaram...

Melhor Romance Original em Brochura
The Unseeing de Anna Mazzola
Ambientado na Londres de 1837, The Unseeing de Anna Mazzola, é a história de Sarah Gale, mãe e costureira, condenada a ser enforcada por sua participação no assassinato de Hannah Brown na véspera de seu casamento.

Depois que Sarah alega inocência, Edmund Fleetwood é nomeado para investigar se a justiça realmente foi feita. Idealista, mas lutando com seus próprios demônios, Edmund está determinado a encontrar a verdade. No entanto, Sarah se recusa a ajudá-lo, nem mentindo nem acrescentando nada às provas reunidas no tribunal. Edmund sabe que ela está escondendo alguma coisa, mas precisa descobrir por que ela está mantendo seu silêncio. 

Melhor Livro sobre Crime Real
Killers of the Flower Moon de David Grann
Na década de 1920, as pessoas mais ricas per capita do mundo eram membros da nação indígena Osage em Oklahoma. Depois que petróleo foi descoberto sob suas terras, eles passaram a viajar em automóveis com motorista, construíram mansões e enviaram seus filhos para estudar na Europa.

 Então, um por um, os Osage começaram a morrer. A família de uma mulher dos Osage, Mollie Burkhart, tornou-se o alvo principal. Seus parentes foram baleados e envenenados. E foi apenas o começo, logo mais e mais membros da tribo começaram a morrer em circunstâncias misteriosas.

 Neste último remanescente do Oeste Selvagem - onde os magnatas do petróleo como J. P. Getty fizeram fortuna e onde vagavam almas desesperadas como Al Spencer, o “Terror Fantasma” -, muitos dos que ousaram investigar os assassinatos foram assassinados. Com o número de mortos subindo para mais de vinte e quatro, o FBI assumiu o caso.

Foi uma das primeiras grandes investigações de homicídio da organização e o departamento mal avançou no caso. Em desespero, o jovem diretor, J. Edgar Hoover, procurou um ex-guarda-florestal chamado Tom White para desvendar o mistério. White montou uma equipe secreta, incluindo um dos únicos agentes indianos americanos na agência. Os agentes infiltraram-se na região, lutando para adotar as mais recentes técnicas de detecção. Juntamente com o Osage, eles começaram a expor uma das conspirações mais assustadoras da história americana.

Melhor Livro de Crítica/Biografia
Chester B. Himes: A Biography de Lawrence P. Jackson
Nesta biografia definitiva de Chester B. Himes (1909-1984), Lawrence P. Jackson usa entrevistas exclusivas e acesso irrestrito aos arquivos completos de Himes para retratar um controverso escritor americano cujos romances confrontam com firmeza temas como sexo, o racismo e a identidade negra. Himes atacou brutalmente a política racial no romance best-seller Se Ele Chiar Deixa Rolar, mas ficou famoso por sua série de detetive no Harlem, incluindo Rififi no Harlem. Um sério criador literário em sua época, Himes tinha amizades - às vezes desconfortáveis ​​- com luminares como Ralph Ellison, Carl Van Vechten e Richard Wright.

Melhor Conto
"Spring Break" de John Crowley publicado em New Haven Noir.

Melhor Ficção Infanto-juvenil
Vanished! de James Ponti
Florian Bates - o único garoto na discagem rápida do diretor do FBI e em várias listas de criminosos mais procurados pelo mundo - deve revelar a verdade por trás de uma série de pegadinhas de ensino médio que podem ou não envolver a filha do presidente dos Estados Unidos no hilariante segundo volume da série T.O.A.S.T.

Melhor Young Adult
Long Way Down de Jason Reynolds
Seu irmão Shawn acabou de ser assassinado. Mas Will conhece as regras. Sem chorar. Sem delatar. Vingança. Essa é a sua parada final, para onde está indo com a arma enfiada na cintura por trás do jeans,  arma que era do seu irmão. Ele entra no elevador, no sétimo andar, aturdido. E ele não sabe o que acontecerá depois.

Quando o elevador para no sexto andar, vem Buck. Buck, Will descobre, é quem deu a Shawn a arma. Buck diz a Will para verificar se a arma está carregada. E é aí que Will vê que uma bala está faltando. E o único que poderia ter disparado a arma foi Shawn. Will não sabia que Shawn já havia usado sua arma. BUCK ESTÁ MORTO. Mas como ele está no elevador?

Enquanto Will está tentando entender isso, a porta para o próximo andar se abre. Uma adolescente se aproxima, afastando a fumaça do cigarro do Buck morto. Will não a conhece, mas ela sabe quem ele é. Sabe que quando eles tinham oito anos e balas perdidas atravessaram o parquinho, Will tentou cobri-la, mas ela foi atingida de qualquer maneira, e então o que ela quer saber, naquela parada do elevador no quinto andar, é, e se Will, com a arma empurrada em a parte de trás da calça jeans, sente falta disso.

E assim vai, o caminho todo descendo, enquanto o elevador para em cada andar, e a cada parada alguém ligado a seu irmão começa a dar a Will uma peça para uma história maior do que a que ele acha que sabe. Uma história que talvez nunca tenha um fim… se Will conseguir sair desse elevador.

Melhor Roteiro para TV
Somebody to Love de Noah Hawley para Fargo.


Prêmio Mary Higgins Clark
The Widow's House de Carol Goodman
Quando Jess e Clare Martin se mudam de Williamsburg, no Brooklyn, para sua antiga cidade universitária no vale do rio Hudson, eles esperam por um rejuvenescimento - de seu casamento, de suas economias e da carreira literária de Jess.

Eles aceitam o trabalho de caseiros em Riven House, uma propriedade em ruínas e a  casa de seu antigo professor de redação. Clare sonhava em ser escritora, mas seus planos caíram no esquecimento quando Jess fez uma grande estréia literária em seus vinte anos. Faz anos, desde o seu primeiro romance. O ideia foi desgastada com o tempo. A esperança de Clare é que a beleza pastoral e a nostalgia do vale do Hudson ofereçam alguma inspiração.

Mas  sua nova vida não são apenas visitas as bibliotecas da cidade e pomares de maçã perfumados. Há uma mortalha que assombra a Riven House como um véu fúnebre. Algo que não está certo. Logo, Clare começa a ouvir os bebês chorando à noite e vê figuras estranhas no nevoeiro à beira de sua propriedade. Mergulhando na história da área, ela percebe que Riven House tem um passado sombrio e angustiado. E o que quer que seja essa coisa - essa força ameaçadora que destrói os habitantes da propriedade - parece estar atrás de Clare agora...


A Última Travessia | Pesadelo a bordo no novo livro de terror do sueco Mats Strandberg

$
0
0

Mais um grande lançamento de terror anunciado para os próximos meses, desta vez é A Última Passagem, do escritor sueco Mats Strandberg, que ganha uma edição em português pela editora Morro Branco. O autor é conhecido pela trilogia juvenil Engelsfors, escrita em parceria com Sara B. Elfgren, cujo primeiro livro Círculo foi publicado no Brasil pela Intrínseca em 2013. 

A Morro Branco não revelou maiores detalhes sobre a edição brasileira ou data de publicação, apenas que a tradução foi feita diretamente do sueco. Confira a sinopse oficial:

"Bem-vindo a bordo do Baltic Charisma!

Hoje, mais de 1.200 pessoas embarcarão em uma travessia pelas frias águas do Mar Báltico, com destino a Finlândia. Por 24 horas, eles deixarão de lado seu dia a dia sem graça e poderão ser quem quiserem. 

A viagem promete satisfazer os mais diversos desejos de seus passageiros, com bebidas, festas, cassinos. Mas o mal espreita os corredores e, no meio da noite, não há escapatória possível. Especialmente quando todo o contato com a terra firme é misteriosamente interrompido.

Se algumas pessoas se comportam como heróis ao enfrentar crises, essa noite sombria trará à tona o que há de pior nos outros, e quando desaparecimentos inexplicáveis começam a acontecer, é imprescindível que o barco não chegue ao seu destino final."

Maiores detalhes devem ser divulgados em breve.

Resenha | A Incendiária de Stephen King

$
0
0


A Incendiária é o quarto volume da Biblioteca Stephen King, coleção da editora Suma que relança clássicos do autor em edições especiais. Como muitos leitores fiquei me perguntando o porque da escolha do título, já que apesar da última edição ter sido lançada décadas atrás, ainda era possível encontrar livros usados em bom estado de conservação por um preço razoável. Mas foi só colocar as mãos na nova edição e começar a leitura que entendi essa necessidade.

O primeiro aspecto a ser destacado é a diagramação, a Suma está fazendo um belo projeto gráfico nesta coleção, mais do que edições de qualidade, com ótimo papel e uma fonte agradável aos olhos, é a personalização de cada título, atentando aos mínimos detalhes, que faz a diferença. No caso de A Incendiária a primeira página de cada capítulo é estilizada  com marcas de fogo e a própria ilustração da capa, um ursinho chamuscado, que reflete com precisão a metáfora central da obra: a traumática perda da inocência infantil. Além de sempre trazer material adicional, aqui um posfácio de Grady Henderson, intitulado "Fantasia Paranoica sob o Efeito de Speed".

Porém o maior destaque é a nova tradução, o texto de Regiane Winarski é ágil e moderno, essa diferença fica perceptível quando se comparam as edições. Por exemplo na antiga a passagem "também, como a mãe quer, o senhor não é nenhum cangancheiro, não estou certo?"é traduzida na nova como "além disso, até onde a mãe dela sabe, você não é cagão, certo?", ou ainda "já passou a hora da pílula e eu a quero... realmente eu a quero, realmente preciso dela." na nova edição aparece como "meu comprimido está atrasado e eu quero ele, quero muito, preciso muito." Essas alterações tornam o texto mais leve e menos repetitivo, e consequentemente a leitura mais agradável. Sem falar que a edição dos anos oitenta tem um "meu chapa" a cada duas páginas!

A Incendiária faz parte de um subgênero da literatura de terror que floresceu nas décadas de setenta e oitenta: o das pessoas com habilidades psíquicas. Neste tipo de história, o protagonista, geralmente uma criança ou adolescente, desenvolve poderes paranormais em uma narrativa caracterizada inicialmente pelas dificuldades de compreensão e controle dessas habilidades. (Para maiores detalhes leia Livros de Terror sobre Habilidades Psíquicas).

Essa não é a primeira vez que Stephen King aborda o tema, em Carrie, Zona Morta e  O Iluminado ele explora o horror que advém do despertar desses poderes, através de uma perspectiva sobrenatural. A origem dos poderes nessas histórias não é importante, mas sim as ramificações da destruição que se segue a descoberta. Em A Incendiária é o contrário, este é o livro em que King se debruça sobre o tema e faz uma dissecação completa da origem científica dessas habilidades.

Na história conhecemos Andy McGee e sua filha Charlie em plena fuga, eles estão sendo perseguidos por uma organização secreta do governo conhecida como a "Oficina", que está atrás de suas habilidades especiais. Quando estava na universidade Andy se voluntariou para um experimento científico, onde conheceu Vicky mãe de Charlie, cujo efeito colateral foi o surgimento de estranhos poderes psíquicos. Andy possui o poder sugestionar as pessoas, porém cada vez que o utiliza sente um pedaço de seu cérebro explodir em dor, enquanto Charlie é uma pirocinética, capaz de produzir fogo com a mente, cujo único limite é a percepção infantil de inocência. 

A narrativa de King é baseada principalmente na perseguição e no desenvolvimento dos poderes da incendiária. Se em Carrie o trauma foi o gatilho para a explosão de suas habilidades, aqui é o contrário, o trauma funciona como um bloqueio aos poderes de Charlie. Stephen King trabalha de forma interessante essa oposição e desenvolve várias reflexões sobre o tema, porém até então, isso já havia sido feito em A Fúria de John Farris. 

O diferencial da obra está na abordagem mais intimista e pessoal que o autor dá aos seus personagens, de um lado temos pessoas comuns que desenvolvem poderes além de sua imaginação e precisam lidar com as consequências dos mesmos; e do outro pessoas normais que se deparam com essas habilidades e por medo ou ganância logo classificam seus portadores como perigosos. Isso fez com que A Incendiária envelhecesse melhor que alguns de seus contemporâneos temáticos, embora sua ambientação tenha forte influência do clima de tensão da Guerra Fria, o que por consequência faz com que a história não seja tão impactante para os leitores atuais como na época em que foi publicada.

Em A Incendiária temos o Stephen King da década de oitenta, escrevendo com precisão sobre monstros humanos e terrores pessoais em uma história que mistura suspense e ficção-científica. Não é seu melhor livro, mas é uma história que precisava ser contada e que fecha seu ciclo de obras protagonizadas por pessoas com habilidades psíquicas com uma interessante abordagem científica. É um livro divertido, com ótimos personagens e um bom desenvolvimento de suspense.  

 A Incendiária | Ficha Técnica 
   Autor: Stephen King
   Tradutora: Regiane Winarksi
   Editora: Suma
   Páginas: 448
   Gênero: Suspense
   CompreAmazon
   Nota: ☠ ☠ ☠ ☠ ☠ ☠ ☠ ☠☠ ☠ (8/10 Caveiras)

Livros de Terror sobre Animais Assassinos

$
0
0


Histórias de terror protagonizadas por animais assassinos são populares tanto no cinema como na literatura, mas apesar da fecundidade desse subgênero, aqui no Brasil, não foram publicados nem dez por cento de toda a produção mundial sobre o tema. Não temos livros de terror sobre lesmas carnívoras, caranguejos, grilos, gatos, moscas, formigas, vermes, crocodilos e uma infinidade de outros animais assassinos. 

A maioria das publicações no Brasil é das décadas de setenta e oitenta, e tem como protagonistas animais domésticos, ratos e insetos. Muitas dessas histórias tiveram adaptação para os cinemas, a exemplo de Tubarão de Peter Benchley, que foi um dos primeiros sucessos a abrir portas para publicação de outras obras do tema.
  
A principal característica desse subgênero é trazer os animais como antagonistas da humanidade, as motivações podem ser desde uma mordida infectada, feitiçaria, mutação genética e até mesmo o próprio instinto predador ou ainda como resposta à ação destrutiva do homem na natureza. Outra característica são as descrições gráficas e viscerais de violência, as cenas de ataques são sangrentas e impactantes e constituem grande parte do horror na história.


 Terrores da Noite | Ficha Técnica  
   Título Original: Nightwing
   Autor: Martin Cruz Smith
   Tradução: Edna Pacheco Fernandes
   Editora: Record
   Páginas: 232
   Compre: --
   Resenha: Terrores da Noite
   
Sinopse: O Vôo silencioso. A mordida. O sangue sugado. A peste e seu mensageiro alado: O Morcego-Vampiro. "Sua voz é um murmúrio, suas asas largas e etéreas, os dentes afiados como facas e eles têm um apetite insaciável. Terão de chegar logo à tribo Hopi, porque a opção, viver ou morrer, deve ser feita antes do anoitecer". Um extraordinário relato de horror e magia, inspirado em lendas indígenas. Um velho índio hopi desperta do mundo dos mortos, na forma de devastadores morcegos, para vingar as humilhações sofridas por seu povo.


A-Col%25C3%25B4nia-Ezekiel-Boone A Colônia | Ficha Técnica  
   Título Original: The Hatching
   Autor: Ezekiel Boone
   Tradução: Leonardo Alves
   Editora: Suma
   Páginas: 272
   Compre: Amazon
   Resenha: A Colônia
   
Sinopse: Nas profundezas de uma floresta no Peru, uma massa negra devora um turista americano. Em Mineápolis, nos Estados Unidos, um agente do FBI descobre algo terrível ao investigar a queda de um avião. Na Índia, estranhos padrões sísmicos assustam pesquisadores em um laboratório. Na China, o governo deixa uma bomba nuclear cair “acidentalmente” no próprio território. Enquanto todo tipo de incidente bizarro assola o planeta, um pacote misterioso chega em um laboratório em Washington... E algo está tentando escapar dele. O mundo está à beira de um desastre apocalíptico. Uma espécie ancestral, há muito adormecida, finalmente despertou. 


 A Invasão dos Ratos | Ficha Técnica  
   Título Original: The Rats
   Autor: James Herbert
   Tradução: --
   Editora: Portugália
   Páginas: 144
   Compre: --
   Resenha: A Invasão dos Ratos
   
Sinopse: A história é aterrorizante. O autor mantém este clima de pavor em toda a seqüência narrativa. Uma grande metrópole é atingida por uma invasão. Mulheres, crianças, jovens e velhos, ninguém está a salvo da mortal ameaça. Os ataques são seguros, relâmpagos e silenciosos, escapar é impossível. Um estado de emergência é decretado. A evacuação parece a única solução frente ao crescente pânico e a escalada da mortandade. Guerra é declarada ao inimigo número um: os ratos.


 Vingança Diabólica | Ficha Técnica  
   Título Original: Ratman's Notebook
   Autor: Stephen Gilbert
   Tradução: Lauro S. Blandy
   Editora: Global
   Páginas: 196
   Compre: --
   Resenha: Vingança Diabólica

Sinopse: Os ratos - um dos maiores inimigos do homem. Eles podem excede-los em reprodução. Devem ser mortos juntamente com as pragas que os acompanham. Tiram a carne dos osso humanos com seus dentes e garras afiadas como agulhas. Porém houve um homem que não achava os ratos repugnantes.. pelo contrario, ele tinha tal poder sobre eles que podia dirigi-los em um campanha de vingança programada contra os seres humanos que ele odiava - se isso fosse possível o mundo seria palco de um tal espetáculo de horror, como nunca se viu antes. VINGANÇA DIABÓLICA é a história de tal homem. E tal horror...

 A Peste Negra | Ficha Técnica  
   Título Original: The Black Death
   Autor: Gwyneth Cravens e John S. Marr
   Tradução: Martha Soares dos Santos
   Editora: Nova Fronteira
   Páginas: 294
   Compre: --
   Resenha: A Peste Negra

Sinopse: Romance Fantástico: como seria uma epidemia da Peste Negra que assolou a Idade Média em Nova York, nos dias atuais...



703158 Invasão das Abelhas  | Ficha Técnica  
   Título Original: The Swarm
   Autor: Arthur Herzog
   Tradução: Affonso Blacheyre
   Editora: Artenova
   Páginas: 216
   Compre: --
   Resenha: A Invasão das Abelhas

Sinopse: Um entomologista comanda uma força-tarefa que tenta deter o avanço de abelhas assassinas, que vieram da África (ou Brasil) sendo mais fortes, resistentes e imunes para os pesticidas. Três ferroadas matam um adulto. Enquanto não se acha uma solução, o número de vítimas aumenta assustadoramente. 

 A Praga de Hefesto  | Ficha Técnica  
   Título Original: The Hephaestus Plague
   Autor: Thomas Page
   Tradução: --
   Editora: Record
   Páginas: 202
   Compre: --
   Resenha: A Praga de Hefesto

Sinopse: Um terremoto abre uma fenda numa fazenda da Geórgia e milhares de besouros negros começam a sair lentamente aterrorizando os habitantes locais por sua capacidade de produzir fogo! 

 A Mão do Diabo  | Ficha Técnica  
   Título Original: The Hand of the Devil
   Autor: Dean Vincent Carter
   Tradução: Bruna Hartstein
   Editora: Bertrand Brasil
   Páginas: 252
   Compre: Amazon
   Resenha: Em Breve

Sinopse: Quando Ashley Reeves, jovem jornalista da Missing Link, revista sobre aberrações da natureza, recebe uma carta que lhe promete a matéria de sua vida, é exatamente a sua vida o que tudo isso pode lhe custar. Na carta, seu autor, Reginald Mather, alega possuir um inseto conhecido como Vermelho do Ganges – espécie única e extraordinária da família do mosquito Aedes Aegypt –, conhecido por suas habilidades sobrenaturais. Chegando ao ermo local onde mora o remetente, Ashley se depara com uma desagradável surpresa: o inseto não é inofensivo como ele esperava, nem seu dono bem intencionado.



 Os Pássaros  | Ficha Técnica  
   Título Original: The Birds
   Autor: Frank Baker
   Tradução: Bruno Dorigatti
   Editora: DarkSide Books
   Páginas: 304
   Compre: Amazon
   Resenha: Os Pássaros

Sinopse: Pássaros. Milhares, talvez milhões, sobrevoam Londres, de forma aparentemente inexplicável e sem sentido, onde parecem observar os habitantes da capital, que os consideram divertidos, se tanto um pouco estranhos. Enquanto as pessoas ainda tentavam entender o que faziam ali, eles começam a atacar, ferindo e até mesmo matando com tremenda brutalidade e violência. Seriam eles uma força da natureza ou uma manifestação sobrenatural? Ninguém sabe. A única certeza é que o objetivo dos pássaros é a destruição da humanidade e ninguém tem ideia de como impedi-los... 


 Cujo | Ficha Técnica  
   Título Original: Cujo
   Autor: Stephen King
   Tradução: Michel Teixeira
   Editora: Suma
   Páginas: 276
   Compre: Amazon
   Resenha: Em Breve

Sinopse: O livro conta a história da família Trenton, de classe-média. Mundana conjugal e as dificuldades financeiras desgraçaram a vida de Vic Trenton e sua esposa, Donna. Seus problemas domésticos são aumentados pelo perigo mortal quando Donna e seu filho de quatro anos, Tad, são aterrorizados por um cão da raça São Bernardo chamado Cujo.

 A Matilha Assassina | Ficha Técnica  
   Título Original: The Killer Pack
   Autor: David Fisher
   Tradução: --
   Editora: Record
   Páginas: 160
   Compre: --
   Resenha: A Matilha Assassina

Sinopse: Um thriller onde cães abandonados e contaminados invadem uma cidadezinha isolada.

O Cemitério | Ficha Técnica  
   Título Original: Pet Sematary
   Autor: Stephen King
   Tradução: Mario Molina
   Editora: Suma
   Páginas: 426
   Compre: Amazon
   Resenha: Em Breve

Sinopse: Louis Creed, jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar naquela pequena cidade do Maine. Uma casa boa, o trabalho na universidade, a felicidade da esposa e dos filhos. Num dos primeiros passeios para explorar a região, conhece um cemitério no bosque próximo à sua casa. Ali, gerações e gerações de crianças enterraram seus animais de estimação. Para além dos pequenos túmulos, onde letras infantis registram seu primeiro contato com a morte, há, no entanto, um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras. Um universo dominado por forças estranhas capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível. A princípio, Louis se diverte com as histórias fantasmagóricas do velho vizinho Crandall. Só aos poucos começa a perceber que o poder de sua ciência tem limites. Prepare-se para páginas de puro pavor. Em uma de suas mais terríveis histórias, Stephen King mostra como a dor e a loucura, muitas vezes, dividem a mesma estrada.

 Os Cães | Ficha Técnica  
   Título Original: The Dogs
   Autor: Robert Calder
   Tradução: Luiza Machado da Costa
   Editora: Record
   Páginas: 200
   Compre: --
   Resenha: Em Breve

Sinopse: Numa calma cidade de Nova Inglaterra, um professor universitário de nome Alex Bauer, encontra um cachorrinho abandonado, levando-o para casa e, como tempo, afeiçoa-se extremamente a ele - ignorando que de uma estação experimental de criação de cães, a uns 150 metros de distância, desaparecera um filhote de um cruzamento especial. E então, certo dia, após um incidente, o cão foge para o mato e volta á sua natureza primitiva. O que se segue é um cataclisma de terror que domina uma região e se torna para Alex Bauer um verdadeiro inferno: uma história arrepiante que prende o leitor e permanece viva em sua memória muito depois da última página!

 A Guerra dos Cachorros | Ficha Técnica  
   Título Original: A guerra dos cachorros
   Autor: José Antonio Severo
   Tradução: --
   Editora: L&PM
   Páginas: 187
   Compre: --
   Resenha: Em Breve

Sinopse: De repente, os cachorros saem da calma rotina de vagar pelas ruas de São Paulo em busca de uma lata de lixo para aplacar a fome, e passam a matar. No começo, casos isolados, um cão que se volta contra o dono e estraçalha-o. Depois um terrível pesadelo, onde hordas de cães furiosos assolam a maior cidade do país, causando centenas de mortos. O país e o mundo, perplexos, não entendem o terrível e misterioso fenômeno.


 Tubarão | Ficha Técnica  
   Título Original: jaws
   Autor: Peter Benchley
   Tradução: Carla Madeira
   Editora: DarkSide Books
   Páginas: 320
   Compre: Amazon
   Resenha: Em Breve

Sinopse: A história se passa em Amity, um balneário ficcional situado em Long Island, Nova York. Quando o corpo de uma turista é encontrado na praia o chefe de polícia Martin Brody ordena o fechamento das praias da região. Mas o prefeito Larry Vaughan, mais preocupado com o dinheiro dos veranistas, consegue abafar a notícia e libera o banho de mar na cidade.

 Orca, a baleia assassina| Ficha Técnica 
   Título Original: Orca
   Autor: Arthur Herzog
   Tradução: Francisco Manoel da Rocha Filho
   Editora: Difel
   Páginas: 220
   Compre: --
   Resenha: Em Breve

Sinopse:  A superfície brilhante das águas agitou-se, fervilhando, assim que aquelas montanhas de carne palpitante e negra fenderam as vagas. as orcas, talvez trinta ao todo, nadavam com rapidez e desenvoltura...

A Besta| Ficha Técnica  
   Título Original: Beast
   Autor: Peter Benchley
   Tradução: Aulyde Soares Rodrigues
   Editora: Difel
   Páginas: 220
   Compre: --
   Resenha: Em Breve

Sinopse: Um veleiro naufraga na costa das Bermudas, deixando um jovem casal à deriva de um bote salva-vidas. Eles procuram se tranquilizar pensando que, afinal, o tempo está bom, o farol de emergência está enviando sinais de socorro, tudo parece se encaminhar para um final feliz. Inexplicavelmente, no entanto, eles sentem medo. E bem justificado. Debaixo do bote, algo se move. Uma coisa incrível e selvagem e imensa, um animal de dimensões pré-históricas: uma lula oceânica e gigante.


 Semente do Diabo| Ficha Técnica  
   Título Original: Prophecy
   Autor: David Seltzer
   Tradução: A. B. Pinheiro de Lemos
   Editora: Record
   Páginas: 238
   Compre: --
   Resenha: Semente do Diabo

Sinopse: O medico Robert Vern começa a trabalhar na Agencia de Proteção do Meio Ambiente do Maine e descobre que os animais e os índios estão tendo problemas. Os bebes indígenas nascem horrivelmente deformados, com aparência de animais. Essas aberrações, quando não morrem ao nascer, as próprias mães os matam por vergonha. Cabe a Robert e a índia Romona descobrir o que causa essas mutações, enfrentando as crenças da tribo e a hostilidade dos homens do governo.

OTotem Totem| Ficha Técnica  
   Título Original: The Totem
   Autor: David Morell
   Tradução: --
   Editora: Best-Seller
   Páginas: 216
   Compre: --
   Resenha: Totem

Sinopse: Numa cidadezinha americana, o xerife descobre o corpo de um jovem caronista, aparentemente vítima de atropelamento. Horas depois, o médico-legista encarregado da autópsia morre fulminado por um ataque cardíaco e o corpo do caronista desaparece sem deixar vestígios. Sucedem-se estranhos acontecimentos: um menino é mordido por um animal desconhecido e sofre inexplicável transformação; nas fazendas, o gado é sacrificado com requintes de crueldade; as vítimas morrem, mas renascem como mutantes. Que animal é aquele, transmissor de um vírus desconhecido, semelhante ao da raiva, e capaz de tanta bestialidade? Haveria um lobisomem na região? Seria um culto de morte engendrado por antigos habitantes do lugar? Médicos, policiais e o próprio prefeito não conseguem se entender.

IntrusosIntrusos| Ficha Técnica 
   Título Original: Watchers
   Autor: Dean R. Koontz
   Tradução: Luis Magalhães
   Editora: Record
   Páginas: 368
   Compre: --
   Resenha: Intrusos

Sinopse: Não olhe para trás. Alguém perigoso pode estar seguindo seus passos, vigiando você... Pode ser um homem normal compelido a cometer um gesto desesperado... Pode ser um adorável cachorro vira-latas que não é o que parece... Pode ser um assassino profissional, acostumado a infligir as maiores atrocidades... Pode ser uma linda mulher com um passado de crimes e violência... Pode ser uma criatura estranha, resultado de um desvio genético... De um lado estão as vítimas inocentes. Do outro, os intrusos.

A Map of Days | Novo livro da série O lar da srta. Peregrine será publicado pela Intrínseca

$
0
0

A editora Intrínseca anunciou que irá publicar no segundo semestre deste ano A Map of Days, novo livro da série O lar da srta. Peregrine, de Ransom Riggs. O livro será o início de uma nova trilogia e se passará nos Estudos Unidos, em entrevista para o USA Today o autor revelou:

"Sempre imaginei o mundo dos peculiares como algo que abrange o globo todo, não apenas o Reino Unido, então ambientar essa história na América me permite explorar toda uma nova sociedade peculiar com suas próprias regras, história e maneira de fazer as coisas".

A Maps of Days será o quinto livro da série publicado pela Intrínseca, que conta com a trilogia O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares, Cidade dos etéreos e Biblioteca de Almas, além da coletânea Contos Peculiares. Confira a sinopse liberada pela editora:

"A nova aventura começa com Jacob Portman retornando à Flórida com Emma, a srta. Peregrine e os demais amigos. Em um novo tempo e um novo continente, o grupo vai explorar as fendas temporais americanas e o garoto descobrirá mais sobre o passado de seu misterioso avô, Abe."

O lançamento oficial de Map of Days nos Estados Unidos acontecerá em 2 de outubro, mais informações sobre a edição nacional devem ser reveladas nos próximos meses.

Minotauro | A nova coleção de livros de ficção científica, terror e fantasia da editora Planeta

$
0
0


O mês de maio trouxe uma ótima notícia para os fãs de ficção especulativa, a editora Planeta anunciou uma nova coleção, a Minotauro, que irá publicar exclusivamente livros de terror, fantasia e ficção científica. Os dois primeiros lançamentos são:  O poder de Naomi Alderman, premiada obra de ficção-científica e O livro do Silêncio de P. J. Pereira, primeira parte da trilogia nacional Deuses de Dois Mundos. Além desses livros já estão confirmados para os próximos meses, o prelúdio oficial de Drácula, Dracul de Dakre Stoker e JD Baker e Mythos de Stephen Fry, uma releitura dos clássicos mitos gregos. 

Confira detalhes sobre os lançamentos deste mês:

 O Poder | Ficha Técnica  
   Título Original: The Power
   Autor: Naomi Alderman
   Tradução: Rogério Galindo
   Editora: Minotauro (Planeta)
   Páginas: 368
   Compre: Amazon
   Data de lançamento: 20 de Maio
  
Sinopse: Em um futuro próximo, as mulheres desenvolvem um estranho poder: elas se tornam capazes de eletrocutar outras pessoas, infligindo dores terríveis. Até a morte. De repente, os homens se dão conta de que não estão mais no controle do mundo.

O Livro do Silêncio | Ficha Técnica  
   Série: Trilogia Deuses de Dois Mundos
   Autor: PJ Pereira
   Tradução: --
   Editora: Minotauro (Planeta)
   Páginas: 288
   Compre: Amazon
   Data de lançamento: 20 de Maio
  
Sinopse: De repente, os instrumentos de Orunmilá se calam. Qual será o motivo do silêncio de Ifá? a força e a ajuda de Exu, Ogum e Oxóssi serão suficientes para que o maior adivinho da África ancestral reencontre seus poderes? Já na caótica São Paulo dos dias atuais, o jovem jornalista New se vê envolvido em uma missão a que parecia destinado desde o berço, mas com a qual ele não consegue se identificar. Na aclamada trilogia Deuses de Dois Mundos, PJ Pereira desafia o limite entre o conhecido e o desconhecido, o estranho e o maravilhoso, o real e o fantástico. O leitor é conduzido a uma viagem entre os níveis de existência do Aiê, a terra dos homens, e do Orum, o mundo em que, de acordo com a rica mitologia africana, vivem os orixás.

A Essência do Mal | O macabro thriller italiano de Luca D'Andrea

$
0
0


A editora Intrínseca publicará A Essência do Mal, thriller de estréia do italiano Luca D'Andrea, um livro de mistério que flerta sutilmente com o horror. Sua trama mistura a obsessão sombria do protagonista em resolver um crime ocorrido há mais de trinta anos com os mitos e lendas de um pequeno vilarejo montanhês. Confira a sinopse oficial:

"Jeremiah Salinger ganha a vida fazendo documentários, até que se muda com a família para uma região remota da Itália. Lá, após um acidente com o helicóptero em que está fazendo uma filmagem, passa a ser atormentado pela ideia de que existe nas montanhas ao redor uma força que não consegue entender e a que chama de A Besta.

Anos depois, em um passeio com a filha no Bletterbach — um desfiladeiro com toneladas de fósseis —, Jeremiah escuta uma conversa que lhe dá um novo foco na vida. Em 1985, três jovens foram mortos ali, e seus corpos, desmembrados por um assassino que nunca foi descoberto. 

Para solucionar o mistério, que marcou uma cidade inteira por décadas, Jeremiah mergulha em um quebra-cabeça macabro e fascinante."

A Essência do Mal chega às livrarias nacionais em 1 de junho.

 A Essência do Mal | Ficha Técnica 
   ISBN:  978-85-510-0261-2
   Autor:  Luca D'Andrea
   Tradutora: Karine Simoni e Paulo Henrique Pappen
   Editora: Intrínseca
   Páginas: 368
   Mês de lançamento: Junho
   CompreAmazon

Laurie | Stephen King lança conto digital gratuito

$
0
0


Stephen King publicou hoje um conto inédito chamado Laurie, que pode ser lido gratuitamente em seu site, a história de 32 páginas acompanha Lloyd Sunderland e sua companheira canina Laurie, que tem pavor de jacarés.  A famosa Molly aka The Thing of Evil foi a inspiração para a protagonista da trama.


Stephen King comentou em seu instagram sobre Laurie: "...pense nisso como um aperitivo para o prato principal, The Outsider, que será lançado na próxima semana."

Outsider chegará às livrarias brasileiras em 15 de junho. 

Outsider | Ficha Técnica 
   ISBN: 978-8556510679
   Autor: Stephen King
   Tradutora: Regiane Winarksi
   Editora: Suma
   Páginas: 528
   Mês de lançamento: Junho
   CompreAmazon


Indicados ao Shirley Jackson Awards 2017

$
0
0


O Shirley Jackson Awards foi criado em reconhecimento ao legado da obra da autora de A Assombração na Casa da Colina e Sempre Vivemos no Castelo e é concedido as obras que mais se destacaram no ano nos gêneros do terror, suspense psicológico e dark fantasy. Os vencedores serão revelados em 15 de julho de 2018 na Readercon 29 que acontecerá na cidade de Quincy, Massachusetts.

Romance
Ill Will de Dan Chaon 
The Bone Mother de David Demchuk 
The Changeling de Victor Lavalle 
The Hole de Hye-young Pyun 
The Night Ocean de Paul La Farge 

Novela
Fever Dream de Samantha Schweblin 
Mapping the Interior de Stephen Graham Jones 
The Asylum of Dr. Caligari de James Morrow 
The Lamb Will Slaughter the Lion de Margaret Killjoy 
The Lost Daughter Collective de Lindsey Drager 
The Murders of Molly Southbourne de Tade Thompson 

Novelete
“Take the Way Home That Leads Back to Sullivan Street” de Chavisa Woods (Things to Do When You’re Goth in the Country)
“The Resident” de Carmen Maria Machado (Her Body and Other Parties)
“Sun Dogs” de Laura Mauro (Shadows and Tall Trees Volume 7)
“The West Topeka Triangle” de Jeremiah Tolbert (Lightspeed Magazine)
“You Will Always Have Family: A Triptych” de Kathleen Kayembe (Nightmare Magazine)

Conto
“Blur” de Carmen Maria Machado (Tin House, issue 72, Summer 2017)
“Live Through This” de Nadia Bulkin (Looming Low)
“The Convexity of Our Youth” de Kurt Fawver (Looming Low)
“The Mouse Queen” de Camilla Grudova (The Doll’s Alphabet)
“The Second Door” de Brian Evenson (Looming Low)

Coletânea 
Her Body and Other Parties de Carmen Maria Machado 
She Said Destroy de Nadia Bulkin 
The Dark Dark de Samantha Hunt
The Doll’s Alphabet de Camilla Grudova
Things to Do When You’re Goth in the Country de Chavisa Woods

Antologia
Black Feathers: Dark Avian Tales editada por Ellen Datlow 
The Djinn Falls in Love editada por Mahvesh Murad e Jared Shurin 
Looming Low editada por Justin Steele e Sam Cowan 
Shadows and Tall Trees Volume 7 editada por Michael Kelly
Tales From a Talking Board editada por Ross E. Lockhart 

Resenha | O Conto Fantástico org. de Jerônimo Monteiro

$
0
0


O Conto Fantástico, publicado em 1959 pela editora Civilização Brasileira na coleção Panorama do Conto Brasileiro, foi a primeira antologia fantástica brasileira a reunir exclusivamente trabalhos de autores nacionais. Organizada por Jerônimo (Jeronymo) Monteiro, conhecido como o pai da ficção cientifica brasileira, é uma obra que reflete com perfeição as características das primeiras histórias fantásticas produzidas no Brasil, seu valor histórico é inquestionável, porém sua existência jaz esquecida pelos leitores atuais. Um dos motivos para esse esquecimento é apontado pelo próprio organizador em seu prefácio quando discute sobre a dificuldade em reunir contos e a escassez do gênero na literatura nacional:

"Diante das dificuldades encontradas, porém, verificamos que o que se lê em nossa terra, desse gênero, é literatura traduzida, especialmente do inglês. Os ingleses é que se pelam por casas mal-assombradas e os autores fornecem, por meio da literatura, o que não se encontra com frequência na realidade. Entre nós parece que se dá o contrário: há muitas lendas, superstições e assombrações por esse sertão, e há pouco quem se aproveite do tema para escrever. "

A impressão que se tem ao ler as histórias é de que a explicação sobrenatural era vista na época como uma solução vulgar, por mais que os escritores explorassem visões e assombrações, ao final a maioria utilizava o recurso do "sonho" ou "alucinação" para explicar a trama. Há também um grande contraste entre a personificação do homem do campo e da cidade, o primeiro muitas vezes é retratado como simplório e ignorante, tendo suas crenças desmistificadas pelo protagonista esclarecido dos centros urbanos.

A antítese dessa visão é explicitada na voz dos autores regionalistas, muitos deles esquecidos atualmente, que mergulham fundo nas lendas do interior e dão voz ao personagem sertanejo, e em seu dialeto próprio discorrem sobre os fantasmas e criaturas que vicejam na escuridão do campo e do sertão. Esse é o caso de Assombramento, história que abre a antologia, do escritor mineiro Afonso Arinos. Uma tropa de boiadeiros está a procura de um bom local para montar acampamento e passar a noite, logo eles alcançam as ruínas de um casarão mal assombrado e apesar dos protestos da maioria seu líder decide passar a noite no local. Assombramento é uma história clássica de casa assombrada em cujos gritos de almas penadas e manifestações espectrais está a essência do sertanejo mineiro. (10/10 ☠)

Delírio, do paulista Afonso Schmidt, explora as fronteiras da morte e do além. Na ala terminal de um hospital três pacientes com tuberculose se encontram agarrados ao último resquício de vida, que escorre lentamente de seus corpos fragilizados. Um diálogo que começa entre expirações de pulmões apodrecidos termina no outro lado da vida... A história de Delírio apresenta vários aspectos do espiritismo, Schmidt discute crenças e valores sociais ao mesmo tempo que se imiscui por observações acerca do pós-vida. (7/10 ☠)

Do clássico Noite na Taverna do paulista Álvares de Azevedo foi escolhido Solfieri, uma história de amor não convencional onde o protagonista encontra a mulher de seus sonhos em um caixão entreaberto em um cemitério. É um conto rápido, cujas linhas vertem loucura e delírio, e que consegue, mesmo após décadas de sua publicação original, surpreender nos dias de hoje. (9/10 ☠)

O Impenitente de Aluísio de Azevedo traz uma clássica história de fantasmas protagonizada por um frade. Beirando a loucura por não conseguir refrear seus desejos carnais, o religioso está mais uma vez imerso em pensamentos impuros com sua "amada", quando é surpreendido pela visão da mesma através da janela de sua cela solitária. É nítida a crítica moral presente no texto, Aluísio de Azevedo não economiza em suas opiniões sobre o celibato, apesar de sua trama ser facilmente adivinhada pelo leitor nos dias de hoje, ainda é um texto forte por seu tema. (7/10 ☠)

O Telegrama de Artaxerxes do mineiro Aníbal Machadoé o conto mais longo da antologia, o curioso é que uma versão cinematográfica foi anunciada por várias produtoras na década de cinquenta, com o nome de Procópio Ferreira sendo cotado para viver o protagonista, mas a história nunca chegou a ser filmada. O conto tem aura cinematográfica que beira a distopia, o cerne da narrativa está no choque cultural do homem do campo com a organização social da cidade grande, em outras palavras, a perda da inocência perante a corrupção e falsidade. O protagonista é um homem simples do interior que acredita que o presidente do país é o seu amigo de infância, em sua obsessão por encontrá-lo e mudar de vida, vende todas suas posses e parte com sua família para o Rio de Janeiro. 

Chegando lá se instalam em uma pensão simples enquanto ele decide o que irá escrever no telegrama que enviará ao presidente, no início é tratado com desdém por todos, mas assim que as pessoas descobrem que ele supostamente conhece o presidente, a ganância de todos cresce e começam a tratá-lo de forma diferente.  Aníbal Machado cria uma parábola social que assusta por ainda ser tão pertinente nos dias hoje, em que subcelebridades povoam as redes sociais na internet, acima de tudo é uma história triste que carrega uma grande lição de moral em suas páginas. (8/10 ☠)

Machado de Assis aparece na antologia com o macabro Um Esqueleto, publicado pela primeira vez em 1875 no Jornal das Famílias, um exemplo de que mesmo nessa época havia público para este tipo de narrativa. A história narra as excentricidades do Dr. Belém, um cientista que conserva em seu gabinete o esqueleto de sua primeira esposa, o narrador curioso e horrorizado com o fato sugere um novo casamento, imaginando que com uma nova esposa suas obsessões mórbidas se dissipariam... Machado de Assis produziu alguns contos sombrios durante sua carreira, a exemplo de outros títulos como Sem Olhos e A Causa Secreta, mas que são pouco conhecidos pelos leitores nos dias de hoje e que deveriam ser leitura obrigatória para todo fã de literatura fantástica. (8/10 ☠)

Os Donos da Caveira do gaúcho Ernâni Fornárié uma deliciosa história gótica de assombração. Um grupo de jovens fica fascinado por uma caveira humana encontrada nos escombros de uma igreja demolida, logo a transformam em companheira das noites de boemia regadas a poesias fúnebres e histórias tétricas. Mas o que era brincadeira passa ser fonte de horror quando a casa daquele que a abriga começa a ser palco de acontecimentos sobrenaturais nas madrugadas solitárias. (10/10 ☠)

Sertório de Galdino Fernandes Pinheiro narra a história de dois acadêmicos que decidem percorrer a região cafeeira do interior do estado de São Paulo, uma noite durante um jantar em uma fazenda ambos ouvem a famosa lenda local de Sertório, um sertanejo que partiu para o interior em busca do mito do El Dorado, a cidade perdida. A narrativa de Galdino resgata um Brasil desconhecido, cujas terras e segredos do interior ainda alimentavam a imaginação popular, num momento em que a urbanização do país estava começando a ganhar força, existiam muitos lugares que não haviam sido desbravados e "homem urbano" conjecturava que segredos se escondiam  dentro daquelas matas. (8/10 ☠)

Gastão Cruls escreve uma história de fantasmas em Noturno nº 13 onde sua aparição se manifesta através da música do título, é um conto romântico e sentimentalista, que por conta de toda a exploração da cultura pop sobre o gênero não envelheceu bem. (5/10 ☠)

Gonzaga Duque explora as curiosas experiências científicas do séc. XIX em Confirmação. Na história uma materialização espiritual dá terrivelmente errado para todos os presentes. É um conto pequeno e rápido, com uma escrita hermética que não desperdiça palavras Gonzaga Duque consegue surpreender positivamente o leitor em uma trama macabra com um final chocante. (10/10 ☠)

Paulo é a macabra e agoniante contribuição de Graciliano Ramosà antologia, narrado em primeira pessoa o conto disseca em detalhes a percepção de um doente acerca do apodrecimento de seu próprio corpo. A narrativa adquire tons oníricos de delírio e horror ao desafiar o leitor a descobrir os segredos da mente do protagonista. Será apenas uma ilusão de uma doentia derivada da loucura ou a própria sensação da carne definhando aos poucos é a causa da perda da sanidade? Um ótimo conto, suspense psicológico em sua melhor forma! (10/10 ☠)

O Duplo de Coelho Netoé uma história curta que basicamente trata de experiência extracorpórea. O protagonista vê a si mesmo sentado em um banco no bonde e o que se segue é um diálogo com um terceiro na tentativa de desvendar o acontecido. O tema é interessante, mas a narrativa é monótona e sem emoção. (4/10 ☠)

Os Olhos que Comiam Carne de Humberto de Camposé um clássico do fantástico nacional. O protagonista após ficar cego aceita submeter-se a uma cirurgia experimental realizada por um famoso oftalmologista, reconhecido por seus procedimentos que curam a cegueira. Mas o que o nosso protagonista não imaginava é que o "efeito colateral" dessa operação o levaria a loucura! É uma história bem escrita, ágil e divertida.  (10/10 ☠)

O Baile do Judeu do paraense Inglês de Souza é a primeira história da antologia a explorar uma figura do folclore popular: a lenda do boto. É um conto curto em que o sobrenatural está implícito em meio a intrincada narrativa, se o leitor não tiver conhecimento da crendice popular talvez nem consiga captar a sútil sugestão plantada pelo autor. (7/10 ☠)

A contribuição do maranhense Josué Montelloé O Sino da Soledade onde narra a passagem de um político pelo interior do estado em busca de votos, em um ponto ermo da viagem o pneu do carro fura e seu motorista é obrigado a viajar a pé em busca de ajuda no vilarejo mais próximo. O político fica sozinho no carro e enquanto espera ouve estranhos sons vindos de uma antiga igreja abandonada. Este é um dos casos em que o autor cria uma expectativa ao redor do sobrenatural, mas o abandona completamente no clímax para construir uma solução mais lógica e inverosímel nesse contexto, com isso cai diretamente nas teias do clichê e faz com que uma história de início empolgante tenha um final decepcionante. (4/10 ☠)

Sua Excelência de Lima Barretoé um conto extremamente curto e efetivo no que propõe ao leitor. Na trama um ministro entra em uma carruagem após um baile, sem verificar direito se aquela era mesmo a sua condução, imerso em seus próprios pensamentos ele começa a ficar assustado quando a velocidade do veículo aumenta tanto que não é possível distinguir paisagem alguma pelas janelas, que passam a emitir um calor sobrenatural. Seu final é surpreendente e deixa espaço para inúmeras interpretações. O conto de Lima Barreto é um exemplo perfeito do potencial de uma narrativa do gênero que não se utiliza abertamente do sobrenatural, o horror está na sugestão e as inúmeras interpretações que a conclusão suscita evidenciam a qualidade de seu autor. (10/10 ☠)

Maria Bambá do mineiro Luiz Canabrava explora os regionalismos em uma narrativa que revive as assombrações de cidades pequenas, é uma história de fantasmas genuinamente brasileira. Provavelmente sua cidade tem a sua própria versão da Maria Bambá que caminha pelas ruas à noite. (9/10 ☠)

De Além-Túmulo de Magalhães de Azeredoé dedicado a Machado de Assis e seu texto poético traz reflexões sobre a morte e melancolia. Uma busca mais cuidadosa sobre o autor e sua obra nos leva a uma edição digitalizada do periódico A Semana, publicado em 6 de janeiro de 1894 no Rio de Janeiro. Em especial numa seção chamada Plebiscito Literário, onde os próprios leitores do jornal escolheram os seis melhores contos de literatos brasileiros, no qual o conto de Magalhães de Azeredo aparece em segundo lugar. (8/10 ☠)

O Soldado Jacob de Medeiros de Albuquerque, uma das mentes por trás do Hino da Proclamação da República, traz a macabra história de um soldado que perdeu sua sanidade e humanidade no período em que ficou soterrado em meio a uma trincheira francesa. É um conto bem angustiante e que envelheceu bem considerando a época em que foi escrito. (9/10 ☠)

A Gargalhada de Orígenes Lessa é um dos meus contos favoritos de toda a literatura brasileira. Imagine um apocalipse onde tudo começa com uma gargalhada, logo o riso se espalha e todos estão rindo da situação, porém a situação muda quando as pessoas percebem que essa gargalhada estranha é ouvida ao redor do mundo inteiro. E o que era fonte de alegria, logo se transforma em uma fonte de horror. (10/10 ☠)

O Lobisomem do cearense Raymundo Magalhães traz uma abordagem interessante do mito do homem que se transforma em fera em noites de lua cheia. O regionalismo e misticismo pautam o texto, o autor utiliza o sobrenatural para discutir aspectos sociais do período, bem como a forma como as crenças populares estão sendo moldadas com o passar do tempo.  (9/10 ☠)

Papai Noel e o Outro de Ribeiro Couto é um conto extremamente inteligente que discute a penetração de figuras folclóricas estrangeiras na cultura brasileira. Um encontro fantástico proporciona uma ótima e bizarra discussão sobre o tema. (10/10 ☠)

O cearense Thomaz Lopes consegue na prosa rápida e curta de O Defunto se imiscuir dentro da mente do leitor com a história sombria e angustiante de um homem enterrado vivo. A construção do suspense através da perspectiva do protagonista, partindo do horror de acordar na escuridão de um caixão até sua conclusão chocante, fazem desta história um dos clássicos da nossa literatura de terror. (10/10 ☠)

O paulista Valdomiro Silveira introduz o dialeto caipira na literatura fantástica através de Os Curiangos, com a história de um coveiro que se depara com o cadáver de sua utópica amada. Para o leitor que desconhece os regionalismos desse "dialeto" o texto talvez não seja tão aprazível atualmente, sua leitura exige um certo esforço, mas sua metáfora final, personificada através da revoada dos curiangos, uma espécie de pássaro, ainda permanece com sua força total nos dias de hoje. (9/10 ☠)

A Cadeira de Veiga Mirandaé uma história clássica de objeto assombrado. Sua finalidade não é assustar o leitor, mas sim discutir sobre as mudanças sociais da época, personificando o pensamento do passado através da alma presa à cadeira. (6/10 ☠)

A Rita do Vigário de Viriato Corrêa fecha a antologia com chave de ouro ao apresentar uma história protagonizada pela figura folclórica da mula-sem-cabeça. Uma história de fantasmas e maldições que ainda hoje consegue arrepiar e surpreender o leitor durante a leitura. (10/10 ☠)

A antologia O Conto Fantástico é a prova de que o terror sempre esteve presente na literatura brasileira, principalmente dentro da literatura regionalista, cuja inspiração estava nas lendas e superstições do interior. O nosso "horror" pode não ser tão cinematográfico quanto o que importamos lá de fora, mas é tão surpreendente quanto. 

Nossas histórias formam um panorama da evolução e da grandiosidade cultural que permeia o povo brasileiro, evidenciam o pensamento da época, as relações sociais e crendices populares. E mais do que isso dão voz  e representação a grande parcela popular da nossa sociedade que não encontrava participação na literatura "canônica" que discorria sobre a vida social carioca e paulista do século XIX.

O Conto Fantástico | Ficha Técnica 
   Série: Coleção Panorama do Conto Brasileiro, vol. 8
   Organizador: Jerônimo Monteiro
   Editora: Civilização Brasileira
   Páginas: 329
   Data de Publicação: 1959
   Nota: ☠ ☠ ☠ ☠ ☠ ☠ ☠ ☠ ☠  (9/10 Caveiras)

Eu Terei Sumido na Escuridão | Vestígio lança livro investigativo sobre o "Golden State Killer"

$
0
0


A editora Vestígio irá publicar em julho Eu Terei Sumido na Escuridão, livro investigativo da jornalista Michelle Mcnamara sobre o violento Golden State Killer. Confira a sinopse oficial:

"Por mais de dez anos, um criminoso sexual misterioso e brutal violentou cinquenta pessoas no norte da Califórnia antes de se transferir para o sul, onde cometeu dez assassinatos perversos. Em 1986, desapareceu, evitando sua captura por 30 anos.

Ao longo dessas três décadas, Michelle McNamara, uma jornalista investigativa que criou o popular website TrueCrimeDiary.com, se dedicou ao caso, determinada a encontrar o psicopata cruel que ela chamava de “Golden State Killer”, ou “Assassino do Estado Dourado”.

Michelle se debruçou sobre relatórios policiais, entrevistou vítimas e mergulhou em comunidades online de pessoas tão obcecadas com o caso quanto ela. Sua investigação resultou em Eu terei sumido na escuridão, uma verdadeira obra-prima que apresenta um retrato emocional de um período da história americana e uma narrativa arrepiante sobre a obstinação de uma mulher em sua busca incansável pela verdade.

Em 2018, meses após a publicação do livro nos Estados Unidos, Joseph James DeAngelo foi preso em Sacramento, Califórnia, finalmente identificado por meio de testes de DNA. McNamara, que fazia uso de medicamentos para ansiedade e transtorno do pânico, morreu de um mal súbito em 2016, aos 46 anos, e não pôde vivenciar seu triunfo. Mas, sem dúvida, seu trabalho ficará marcado como um clássico do true crime, e a obra que ajudou a lançar luz sobre o mistério do Golden State Killer.

O livro conta com uma introdução de Gillian Flynn, autora de Garota Exemplar e um posfácio de  Patton Oswalt, viúvo de McNamara. Em abril a HBO anunciou que está desenvolvendo uma série baseada em Eu Terei Sumido na Escuridão.

 Eu Terei Sumido na Escuridão | Ficha Técnica 
   ISBN: 978-8582864722
   Autora: Michelle Mcnamara
   Tradutor: Luis Reyes Gil
   Editora: Vestígio
   Páginas: 352
   Data de lançamento: 10 de julho de 2018
   CompreAmazon

Bem-Vindo à Casa dos Espíritos | Confira com exclusividade uma prévia do livro da Darkside

$
0
0


Um dos lançamentos deste mês da DarkSide é Bem-Vindo à Casa dos Espíritos, a dark fantasy de  Christopher Buehlman que explora o folclore eslavo em um estilo que é apontado como mistura entre Scott Fitzgerald e Dean Koontz. A DarkSide Books, em parceria com o Biblioteca do Terror, disponibiliza aqui em primeira mão o prólogo do livro para apreciação. Confira a sinopse oficial:

"Você é o nosso convidado de honra para ler o que poucos conseguem ver. Uma casa perdida no meio do nada parece ser um bom lugar para esconder os mais sombrios segredos. Principalmente quando se trata de uma casa invisível a olhos não autorizados por seu dono, o enigmático Andrew Ranulf. 

Há muitas coisas que você deveria saber sobre Andrew. A mais importante de todas seria manter distância dele. Mas talvez você não consiga resistir à tentação de descobrir o que esse cara está evocando. Ele é um fenômeno que surge em todos os lugares onde Bem-vindo à Casa dos Espíritos é lançado. Não diga que não foi avisado. 

Protagonista do livro de Christopher Buehlman, Andrew é um imigrante russo que guarda em casa uma perigosa relíquia da antiga União Soviética. Membro dos Alcoólicos Anônimos, há dez anos longe das garrafas, ele também é um bruxo famoso. Sua técnica de conversar com os mortos através de vídeos atrai muitos clientes. Por mais estranho que pareça, Andrew também tem sentimentos e possui uma dona para o seu gélido coração: uma sereia de carne, osso e escamas. Todo cuidado é pouco para não seguirmos seu canto até o fundo do lago."

  

Caso não consiga visualizar você pode fazer o download do arquivo aqui

 Bem-Vindo à Casa dos Espíritos | Ficha Técnica 
   ISBN:  978-85-9454-008-9
   Autor: Christopher Buehlman
   Tradutora: Carolina Caires Coelho
   Editora: DarkSide
   Páginas: 380
   Mês de lançamento: Maio
   CompreAmazon

Biblioteca Stephen King | Trocas Macabras e A Metade Negra serão os próximos lançamentos!

$
0
0


A editora Suma havia prometido semanas atrás que hoje liberaria uma informação bombástica em sua nova newsletter e a notícia é nada menos que a confirmação dos próximos lançamentos da Biblioteca Stephen King: Trocas Macabras e A Metade Negra, cuja nova tradução será A Metade Sombria. Confira o release liberado pela editora:

"Em Trocas Macabras, escrito originalmente em 1991, Leland Gaunt abre uma pequena loja na cidade de Castle Rock onde, em troca do seu objeto de desejo, você deve prestar um pequeno favor ao vendedor... Mas em pouco tempo fica claro que nessas trocas macabras os preços pagos são altos demais.

A Metade Sombria (anteriormente intitulado A metade negra) foi escrito em 1989 e conta a história do escritor Thad Beaumont, autor de uma série de sucesso assinada sob o pseudônimo de George Stark. No entanto, decidido a abandonar a série, Thad enterra seu pseudônimo, com direito a um velório e um túmulo no cemitério local. Mas quando vívidos pesadelos passam a atormentá-lo e assassinatos brutais parecem vingar a morte do fictício Stark, Thad precisa descobrir por que é tão difícil manter enterrada a parte mais sombria de si mesmo."

Trocas Macabras e A Metade Negra foram publicados no Brasil no início da década de noventa pela editora Francisco Alves na Coleção Mestres do Horror e da Fantasia e há anos estavam em estado de raridade. As novas edições da Biblioteca Stephen King chegarão apenas em 2019.

Confira as resenhas da Biblioteca do Terror


807815

Grandes Obras de Bram Stoker | Box da Nova Fronteira traz 4 livros do autor de Drácula

$
0
0


A editora Nova Fronteira irá lançar no próximo mês o box "Grandes Obras De Bram Stoker" que conterá os seguintes livros: Drácula, Os sete dedos da morte, A toca do Verme Branco e por fim Contos Estranhos, que reúne nove histórias curtas do autor. Confira a sinopse oficial:

"Reconhecido como um dos maiores mestres do terror da literatura mundial, Bram Stoker produziu textos dos mais variados gêneros. Neste box especial, temos uma mostra de sua produção literária de tramas sobrenaturais. 

O primeiro volume traz a obra-prima do escritor: Drácula. Publicado em 1897, o livro definiu todo um gênero e popularizou a figura do vampiro na cultura mundial. No romance, o advogado Jonathan Harker viaja até a Transilvânia para tratar de negócios com um conde sinistro e elegante. Em pouco tempo, Harker e seus companheiros percebem que estão em uma cilada empreendida por Drácula, essa terrível criatura que encarcera e seduz suas vítimas para depois lhes sugar o sangue. 

No segundo volume estão reunidas duas de suas novelas mais assustadoras. Os sete dedos da morte narra o mistério em torno de Abel Trelawny, um velho paleontólogo que é encontrado inconsciente no chão do quarto com um terrível ferimento no braço. Sua filha Margaret e o advogado Malcolm se revezam com outras pessoas para acompanhar o senhor, mas acontecimentos estranhos tomam conta das madrugadas de vigília. 

Em A toca do Verme Branco, um rico rapaz se estabelece na propriedade do tio-avô e ambos se deparam com a lenda de uma terrível criatura que ronda a região. O caso ganha contornos ainda mais sinistros conforme alguns vizinhos da propriedade mostram quem são de verdade. 

Fechando o box, temos a antologia Contos estranhos. A obra reúne nove histórias curtas, entre as quais a famosa “O hóspede de Drácula”. Com enredos tão distintos quanto surpreendentes, os contos que compõem esta coletânea são ao mesmo tempo uma prova da genialidade do autor e uma nova porta de entrada para os leitores que já conhecem a história do vampiro mais ilustre da literatura."

Grandes Obras De Bram Stoker resgata livros do autor que há décadas estavam fora de catálogo no Brasil, como Os sete dedos da morte e A toca do Verme Branco, publicados no final da década de oitenta na Coleção Drácula da Ediouro. A Nova Fronteira não revelou detalhes sobre as edições, o que sabemos é que as quatro obras somadas dão 1104 páginas.

O box chega às livrarias em 26 de junho.

 Grandes Obras De Bram Stoker | Ficha Técnica 
   ISBN:  978-8520933374
   Autor: Bram Stoker
   Editora: Nova Fronteira
   Páginas: 1104
   Mês de lançamento: Junho
   CompreAmazon

Uma Casa no Fundo de Um Lago | O novo livro de Josh Malerman no Brasil

$
0
0


A Intrínseca revelou detalhes sobre o novo livro de Josh Malerman no Brasil, uma novela de 160 páginas chamada Uma Casa no Fundo de Um Lago, a publicação havia sido anunciada ano passado pela editora, mas só agora o livro ganha uma data de lançamento definitiva: 25 de julho. Confira a sinopse oficial:

"James e Amélia têm dezessete anos. Em comum, além da idade, têm o fato de estarem um a fim do outro e de serem tomados pelo nervosismo quando James chama Amélia para sair. Mas tudo parece perfeito para um primeiro encontro: um passeio de canoa pelos lagos, levando um cooler cheio de sanduíches e cervejas.

À medida que se aprofundam na exploração, os dois chegam a um lago escondido e encontram algo impressionante debaixo d'água. Um lugar perigosamente mágico: uma casa de dois andares com tudo que tem direito — móveis, um jardim, uma piscina e uma porta da frente, que está aberta.

Enquanto, fascinados, vasculham o imóvel e tentam passar uma boa impressão para o outro, cresce o medo. Será que um local misterioso como aquele esconde alguém — ou algo — vivo? Uma coisa é certa: depois de mergulhar nos mistérios da casa no fundo do lago, a vida deles jamais voltará a ser a mesma."

O autor compartilhou a publicação oficial da Intrínseca com uma mensagem para os leitores brasileiros: "Brasil - Sabe o que me assusta? Nadar. Todo aquele espaço aberto embaixo de você. Pode levar uma eternidade até que possamos ver tudo o que há ali. Água salgada, água doce, o que seja. Agora imagine descobrir uma casa lá no fundo, na escuridão. Totalmente mobiliada. Muitos quartos. Alguns difíceis de se encontrar. Cortinas e jogos de mesa, escadas e facas... Oh, isso me assusta muito. 

Lembrem-se: Só porque uma casa está vazia, não significa que não tem ninguém dentro."

 Uma Casa no Fundo de Um Lago | Ficha Técnica 
   ISBN: 978-8551003855
   Autor: Josh Malerman
   Tradutora: Fabiana Colasanti
   Editora: Intrínseca
   Páginas: 160
   Mês de lançamento: Julho
   CompreAmazon


Elevation | Editora Suma publicará o novo livro de Stephen King no Brasil!

$
0
0

Recentemente Stephen King revelou a capa do seu próximo lançamento: a novela Elevation, a editora Suma aproveitando o momento revelou em suas redes sociais que já adquiriu os direitos de publicação da obra. O livro deve chegar ao Brasil apenas em 2019, juntamente com Trocas Macabras e A Metade Sombria. Lembrando que neste ano, além do relançamento de A Incendiária em abril e do inédito Outsider no próximo mês, ainda serão publicados Gwendy's Button Box e uma nova edição de Celular. Confira a sinopse de Elevation:

"Embora Scott Carey não pareça diferente, ele tem perdido peso constantemente. Existem outras coisas estranhas também. Ele pesa a mesma coisa com ou sem roupas, não importa quão pesadas elas sejam. Mas ele não quer ser cutucado e furado. Só quer que outra pessoa saiba e ele confia no Dr. Bob Ellis.

Na pequena cidade de Castle Rock, no cenário de muitas das histórias mais emblemáticas de King, Scott está envolvido em uma pequena -mas crescente- batalha com suas vizinhas lésbicas, cujo cachorro regularmente faz seus negócios no gramado de Scott. Uma das mulheres é amigável, mas a outra é fria como gelo. Elas estão tentando lançar um novo restaurante, mas as pessoas de Castle Rock não querem nada com um casal gay, e o lugar está enfrentando problemas. 

Quando Scott finalmente compreende o preconceito  que elas sofrem -incluindo por parte de si próprio- ele tenta ajudar. Alianças improváveis, a corrida anual e o mistério que aflige que Scott trazem à tona o pior e o melhor das pessoas."

O livro terá 144 páginas e chega às livrarias americanas em outubro deste ano. 

American Master | Novo livro traz curiosidades e detalhes sobre a vida e obra de Stephen King

$
0
0


American Master é o novo livro que traz curiosidades e detalhes sobre a vida e obra de Stephen King, escrito por Stephen J. Spignesi, é composto por uma variedade de entrevistas, ensaios e insights sobre o mestre do terror. No Brasil  o autor é conhecido por O Essencial de Stephen King, publicado em 2003 pela editora Madras, onde traz uma grande lista com os cem melhores trabalhos de Stephen King, entre romances, contos e filmes. Confira a sinopse:

"Você sabia que em seus primeiros anos Stephen King vendeu cópias digitadas de seus contos em sua escola? Que levou mais de trinta anos para escrever a lendária série da Torre Negra ? Ou que A Maldição do Cigano foi o romance que revelou seu pseudônimo “Richard Bachman” para o mundo?

Esta é apenas uma amostra dos vários fatos fascinantes, curiosidades e detalhes pouco conhecidos sobre a vida de King que podem ser encontrados no próximo livro de Stephen Spignesi, Stephen King, American Master: A Creepy Corpus of Facts about Stephen King & His Work (Stephen King, Mestre Americano: : Um Corpo Assustador de Fatos sobre Stephen King e Sua Obra)."

O livro chega às livrarias americanas em outubro de 2018.

Resenha | Indigesto: Contos Gástricos de Flávio Karras

$
0
0


Indigesto é um "arroto pútrido" de criatividade, a receita da coleção de contos de Flávio Karras oferece um banquete surpreendente e inusitado ao leitor. A mistura da consistência pegajosa do terror com o sabor exótico da fantasia, cuidadosamente temperada com pitadas ardentes de sarcasmo e humor ácido, enfeitada com uma deliciosa cobertura de weird fiction fazem deste um dos lançamentos nacionais mais palatáveis deste primeiro semestre. 

A escrita de Karras é ágil e envolvente, com habilidade costura por entre gêneros criando histórias imaginativas que se desenvolvem em direções inusitadas, são 13 contos que transportam o leitor para os extremos da alimentação, histórias que assustam, embrulham o estômago e a mente, angustiam e fazem refletir sobre o ato tão natural de comer. A indigestão não é apenas física, mas também mental e psicológica, o estopim para o macabro e o bizarro pode estar em uma simples mordida...

O prato de abertura é A Asa da Barata, um conto clássico de obsessão que mergulha na doentia mania do protagonista por limpeza, adicionando um dos eventos sociais mais aterrorizantes da vida de um casal: um jantar com parentes. Com estilo e desenvoltura, o autor mostra que um simples detalhe fora do lugar, como uma asa de barata, pode ser o início de um horror além da imaginação. A tensão entre a calmaria de uma cena corriqueira, como um jantar em família e a claustrofóbica visão da mente obsessiva e fragilizada do protagonista, imersa em angústia e terror, é o ponto alto da narrativa.

Complementando a entrada temos Miau, uma história fantástica servida com sangue fresco e pedaços de carne humana regurgitada. A sua narrativa é feita a partir da perspectiva de um grupo de gatos que decide experimentar uma comida diferente, a carne de seus donos. Um conto divertido e gore que irá maravilhar e horrorizar os amantes de animais.

Em seguida Onde Está o Horror? surpreende o paladar do leitor com um sabor ácido, acompanhado por uma generosa porção de críticas e referências, traz a história de um escritor veterano de terror com dificuldades para vencer clichês e escrever sua próxima obra, e que acompanhado de uma garrafa de rum sai à procura do horror. Os capítulos são demarcados pela quantidade de bebida na garrafa, a jornada começa nos 750ml e conforme a quantidade de álcool diminui a loucura aumenta...

Para ajudar na indigestão, Hora do Cafézinho chega com uma narrativa claustrofóbica em primeira pessoa, servida em pequenas taças de loucura é uma explosão sangrenta e onírica de violência. A repetição diária de um pequeno ritual empresarial, a pausa para o café, ganha tons amargos e obscuros quando a escuridão da mente psicopata do protagonista é refletida em uma xícara de café.

Comida Orgânicaé um dos pratos principais desta coleção, nesta assustadora, sombria e reflexiva fábula, Flávio Karras inverte a cadeia alimentar e torna os seres humanos o gado dos animais. O leitor é gentilmente convidado a conhecer um matadouro humano, onde pessoas são "criadas" nas piores condições possíveis, mães são separadas de suas "crias" que após o nascimento são levadas para a engorda. É um conto brutal que atinge em cheio o leitor. Horror na sua mais sofisticada e sombria apresentação.

A Trista Sina do Homem Embaralhadoé um tira-gosto rápido em forma de poema, acompanhado de molho de humor negro é uma leitura deliciosamente bizarra. O Brigadeiro é a máxima expressão da criatividade do autor, a história é narrada pelos ingredientes que compõe o doce e descreve a erótica e estranha percepção dos mesmos durante a preparação da receita. Um dos melhores contos que já li.

Os Dois Lados da Mesa oferece uma leitura pesada e indigesta, o tipo de "comida" que deixa seu gosto impresso na memória muito tempo após a refeição, carregada de crítica social e política, sua receita é formada pelos elementos sociais que somos ensinados a ignorar desde pequenos, mas que nessa cozinha distópica são ingredientes principais de um prato filosófico, servido crú e sem temperos.

A história de Sem Açúcar, Por Favor é contraindicada a diabéticos literários, aqueles que se chocam com facilidade e tem fraca resistência a cenas sangrentas, imersa na premissa clássica das histórias de terror centradas em vingança é servida gelada e devorada com auxílio de um guardanapo, para o leitor secar o sangue que escorre por entre as páginas.

Viver de Luz é um conto divertido e surpreendente, cuja narrativa percorre caminhos extraordinários até sua conclusão inesperada, a protagonista trabalha em um daqueles programas culinários onde a apresentadora é auxiliada por um daqueles bonecos bizarros, cuja razão de participar deste tipo de programa ainda é uma incógnita. Com seu estilo afiado e ágil, Flávio Karras revela sem pudores a podridão que esconde por trás câmeras. 

Rebobinando é uma obra de arte, a história é contada de trás para frente e o resultado final é nada menos que fantástico! O apocalipse nunca foi tão doce como em Promessa, a população mundial é atingida por uma estranha doença que faz com que todos vomitem chocolate e a raiz de todo o mal está na promessa inocente de uma criança. Descomendo Aliceé a especialidade do chef, uma história de horror mergulhada em vísceras humanas e canibalismo que fecha o banquete de forma magistral. 

Contos Gástricos é um dos melhores lançamentos nacionais desse ano. O primeiro livro de Flávio Karras nos apresenta a um autor extremamente confortável com sua narrativa e que possui grande domínio na arte de contar histórias, com uma voz própria e autoral seus contos fertilizam o solo da imaginação do leitor para uma ótima safra de pesadelos. Se você é fã do horror e do macabro encontrará um banquete exótico e inesquecível nessas páginas.

 Indigesto: Contos Gástricos | Ficha Técnica 
   Autor: Flávio Karras
   Editora: Independente (Amazon)
   Páginas: 185
   Data de Publicação: 2018
   CompreAmazon
   Nota: ☠ ☠ ☠ ☠ ☠ ☠ ☠ ☠ ☠ ☠ (10/10 Caveiras)

The Mansion | Novo livro de Ezekiel Boone tem casa "assombrada" por inteligência artificial

$
0
0


Zero Day, o último volume da trilogia A Colônia de Ezekiel Boone, foi lançado nos Estados Unidos em fevereiro, a editora Suma já confirmou que o publicará no Brasil ainda este ano. Enquanto isso o autor já anunciou seu próximo livro, The Mansion, uma história que mistura tecnologia com o sobrenatural. Confira a sinopse:

"Neste emocionante thriller do autor best-seller internacional da série A Colônia, uma família se muda para uma casa equipada com o computador mais inteligente, inovador e intuitivo do mundo - mas um segredo enterrado levará a consequências terríveis e catastróficas.

Depois de dois anos vivendo de cerveja barata e morando em um minúsculo quarto frio em uma mansão abandonada, os jovens programadores Shawn Eagle e Billy Stafford criaram algo que poderia enriquecê-los: um computador revolucionário chamado Eagle Logic.

Porém todo o trabalho duro e a tensão crescente não foram gentis com a amizade outrora sólida dos dois - a namorada de Shawn, Emily, o trocou por Billy, e um terceiro parceiro desapareceu em circunstâncias misteriosas. Enquanto Billy vai embora com Emily, Shawn pega o Eagle Logic e o usa para construir uma empresa multibilionária que eventualmente supera a Apple, o Google e a Microsoft juntos.

Anos mais tarde, Billy é um fracasso, assolado pela pobreza e pelo vício, enquanto Shawn é o homem mais famoso do mundo. Incapaz de esquecer o passado, Shawn decide ressuscitar seu maior fracasso em parceria com Billy: um programa de computador da próxima geração chamado Nellie, que pode controlar todas as funções de uma casa. 

Ele decide montá-lo na mansão abandonada em que trabalharam anos atrás. Mas algo sobre Nellie não está certo - e a reconstrução da mansão é atormentada por mortes acidentais. Shawn é forçado a trazer Billy de volta, apesar do ódio mútuo de longa data, para descobrir e destruir o mal que se esconde no código-fonte."

The Mansion chega às livrarias americanas em dezembro de 2018.

Livros de Terror sobre Rituais Satânicos, Possessões Demoníacas e Maldições Diabólicas

$
0
0


Histórias de terror sobre rituais satânicos, possessões demoníacas e maldições diabólicas estão sempre entre as mais controversas da literatura de terror. Os livros dessa temática, principalmente os que exploram crenças religiosas, atingem cada leitor de modo diferente e como resultado há sempre afirmações enfáticas, nunca há um meio termo, sobre amar ou odiar a experiência da leitura. São obras que dividem opiniões, há os que as odeiam com cada grama de seu ser e os que as defendem até as últimas consequências, e que até os dias de hoje sofrem com o preconceito do "leitor comum" que as descarta como obras do diabo.

A principal característica desse subgênero é o confronto dos protagonistas humanos com criaturas demoníacas e entidades sobrenaturais, o medo está associado a  danação eterna, mais do que uma morte violenta é a alma imortal dos personagens que está em jogo. Em muitos casos o grande vilão é o próprio diabo, a personificação do mal. São várias as abordagens adotadas pelos autores nesse tipo de história: há aquelas que são centradas em possessões demoníacas, rituais satânicos e em maldições e pactos diabólicos. Frequentemente livros do tema misturam todos esses elementos.

Nas histórias de possessão demoníaca, um demônio ou uma entidade assume o controle do corpo de um ser humano, geralmente uma criança inocente, de um animal, automóvel ou ainda uma construção, até ser confrontado por um religioso em um ritual de exorcismo. Enquanto nas histórias de rituais satânicos são os próprios personagens que buscam o auxílio de demônios e até do próprio Diabo para alcançar objetivos escusos e mesmo nos casos em que o rito funciona uma maldição se abate sobre o protagonista.

Há ainda as histórias de maldições diabólicas que atingem personagens inocentes que precisam lutar contra os efeitos malignos que o afligem, além dos pactos diabólicos, nos quais o personagem humano faz um acordo com o diabo. Em todos os casos essa interação diabólica sempre dá errado e o protagonista precisa enfrentar uma legião de demônios para se ver livre de sua influência sombria. Confira a nossa lista com os principais livros do tema publicados no Brasil:


Cerimônias Satânicas de T. E. D. Klein
Um menino recebe uma missão. Muitos anos depois, tudo mudara no dia-a-dia da pacata comunidade rural de Gilead e nas vidas de Jeremy Freirs, estudante nova-iorquino, e sua namorada Carol Conklin. Estranhos fatos começam a perturbar suas existências até então tranquilas. É o início de uma fase de terror incomensurável para eles e o começo de um grande livro, repleto de rica fantasia e poderosa imaginação, onde o horror é real.

O Bebê de Rosemary de Ira Levin
Alugando um apartamento em antigo prédio de Nova Iorque, os recém-casados Rosemary e Guy Woodhouse organizam suas vidas com pequena ajuda dos vizinhos Minnie e Roman Castevet. Guy é ator e luta por um papel de destaque, enquanto Rosemary decora com ar mais alegre o apartamento onde anteriormente foi cometido um crime. Guy consegue um papel graças a um acidente com o ator titular e, logo depois, Rosemary tem um pesadelo no qual é possuída pelo demônio.
Passado algum tempo, Rosemary descobre que está grávida e é tratada por Minnie e o médico desta, Dr. Sapirstein com vitaminas especiais. Fatos estranhos levam Rosemary a desconfiar que todas estas pessoas estão envolvidas com magia negra, começando a suspeitar que o marido, um ator que, literalmente, venderia a alma ao diabo para conquistar o sucesso, mantém ligações perigosas com vizinhos praticantes de bruxaria, que desejam possuir o filho dela que vai nascer.

Trocas Macabras de Stephen King
Castle Rock, na Nova Inglaterra, é um lugar tranquilo para se viver. Mas a chegada de Leland Gaunt desestabiliza a cidade através do preconceito, ódio, fraqueza e cobiça, provocando mortes e sofrimentos. Gaunt consegue isto através de uma loja de utilidades, que sempre tem algo especial para cada morador, que para conseguirem o que desejam pagam um preço simbólico para Leland, além de conceder a ele um simples "favor".

O Exorcista de William Peter Blatty
Inspirado em uma matéria sobre o exorcismo de um garoto de 14 anos, o escritor William Peter Blatty publicou em 1971 a perturbadora história de Chris MacNeil, uma atriz e mãe que está filmando em Georgetown e sofre com as inesperadas mudanças de comportamento de sua filha de 11 anos, Regan. Quando a ciência não consegue descobrir o que há de errado com a menina e uma nova personalidade demoníaca parece vir à tona, Chris busca a ajuda da Igreja no que parece ser um raro caso de possessão demoníaca. Cabe a Damien Karras, um padre da universidade de Georgetown, salvar a alma de Regan, enquanto tenta restabelecer sua fé, abalada desde a morte de sua mãe.

Diário de um Exorcista de Renato Siqueira e Luciano Milici
Passada nas décadas de 1950 e 1960, a história (baseada em fatos reais) do padre Lucas Vidal - um dos maiores exorcistas da América Latina - é contada em seus mais aterrorizantes e inacreditáveis detalhes. Do rigoroso e pouco ortodoxo treinamento às mais difíceis batalhas contra demônios, possessos e outras entidades sobrenaturais, a trajetória de Lucas e dos irmãos Biaggio contra seres profanos aterroriza o mais cético dos leitores que vai perceber, aos poucos, que além de as criaturas das trevas ganharem mais força a cada ataque, as mais perigosas têm um objetivo único: destruir os padres exorcistas.

O Advogado do Diabo de Andrew Neiderman
Quando Kevin Taylor deixa a pequena cidade de Blithesdale para trabalhar no escritório de advocacia John Milton & Associados, ele acredita ter chegado no topo de sua carreira. Em Nova York, ao lado da mulher Miriam, descobre uma vida de prazeres com a qual jamais sonhou. Empolgado com a nova vida, ele não se incomoda quando recebe um dossiê sobre um assassinato, elaborado antes da data do crime. Sem perceber, já estava pagando o mais alto preço por seu novo status: a própria alma. 

O Demonologista de Andrew Pyper
O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo - principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas um boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma.

O Diabo Nunca Dorme de Daniel Rhodes
ODiaboNuncadorme
O Diabo nunca dorme é uma história de horror sobre eterna luta entre o bem e o mal.

616 - Tudo E Inferno de David Zurdo e Ángel Gutierrez
Não se engane. O Diabo pode ter muitas formas e números, mas o original é 616, atribuído ainda antes dos Evangelhos... Desde O Exorcista não se via um romance tão assustador como este. Tudo começa com a exumação do corpo de um padre: todos os seus ossos estão quebrados. Gravada a unha na parede interna de seu caixão a frase enigmática TUDO É INFERNO. O que o santo padre quis dizer? Por via das dúvidas, é melhor prestar atenção ao que o velho Daniel sussurra com voz grossa e bafo quente... O próprio Maligno parece falar por estas páginas. 

Quando o Mal tem um Nome de Glau Kemp
Na Aparecida dos anos 70, uma cidade erguida no centro de um milagre, conhecemos a história de Marta e sua filha Clara. De sua terra cultivada por fé a malignidade cresce no coração de uma mãe devota. As orações que a padroeira não atende são feitas agora para eles: anjos caídos. Ela não deveria saber o nome do demônio que atendeu sua prece, e a abominação despertada é tão grande que todos vão pagar pelo seu pecado. O mal só precisava que alguém o chamasse pelo nome e agora está entre nós.

As Possuídas do Diabo de Thomas Tryon
Com um desfecho absolutamente inesperado, este livro possui todos os ingredientes de legítimo suspense. Thomas Tryon conseguiu desenvolver personagens comuns que a cada página crescem numa linha de tramas e intrigas verdadeiramente empolgante. Escrito na primeira pessoa, conta a historia de um casal que ao se mudar de Nova York para uma pequena cidade da Nova Inglaterra se envolve com os problemas da comunidade, seus estranhos ritos antigos, oferendas e rituais com o milho, fonte de riqueza local. 

Na Escuridão da Mente de Paul Tremblay
NaEscurid%25C3%25A3odaMenteBibliotecadoTerror2
A vida dos Barrett é virada do avesso quando Marjorie, de 14 anos, começa a demonstrar sinais de esquizofrenia aguda. Depois que os médicos se mostram incapazes de deter os acessos bizarros e o declínio de sua sanidade, o lar se transforma em um circo de horrores, e a família se vê recorrendo a um padre da região. Acreditando que seja um caso de possessão demoníaca, o padre Wanderly sugere um exorcismo e entra em contato com uma produtora que está ávida para documentar tudo. 

Com o pai de Marjorie desempregado e as dívidas se acumulando, a família hesitantemente aceita, sem imaginar que A Possessão se tornaria um sucesso imediato. Quinze anos depois, uma autora best-seller entrevista Merry, a irmã mais nova de Marjorie. Ao se recordar dos acontecimentos de sua infância, uma narrativa alucinante de terror psicológico é desencadeada, levantando questões sobre memória e realidade, ciência e religião... e sobre a real natureza do mal.

Lugar Sombrio de Ray Garton
46665963
Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio é o relato meticuloso dos fenômenos que infernizaram a vida de um casal norte-americano após sua mudança para uma antiga casa em que havia funcionado uma funerária anos antes.Um a um, os membros da família passam a ser atacados por uma presença sinistra, em acontecimentos cada vez mais extremos: de vozes na escuridão até violações fantasmas. É nesse ambiente de desespero que Ed & Lorraine Warren são recebidos, prontos para mais um combate direto com o mundo das sombras.

O Demônio de Gólgota de Frank de Felitta
Cataratas de Gólgota fica num vale ressequido e desolado, ao norte do estado de Massachusetts onde, em 1919, o padre Bernard K. Lovell, pároco da igreja das Dores Eternas, sucumbindo do isolamento e ao desespero, entrega-se a uma negra noite de loucura, necrofilia e suicídio. Em 1978, um padre jesuíta enviado pela diocese para reconsagrar a igreja perdida e profanada, vê-se dominado pelas garras abjetas da bestialidade.

Reféns do Demônio de Malachi Martin
Malachi Martin, famoso padre exorcista, narra aqui cinco casos de possessão demoníaca e exorcismo de cidadãos americanos das décadas de 1970-80. Martin escreveu esta obra a partir das transcrições exatas dos relatos dos envolvidos nos casos. Trata-se, portanto, de relatos reais e contemporâneos, transpostos para a narrativa com o mínimo ajuste necessário para preservar a identidade dos envolvidos.

Exorcismo de Thomas B. Allen
o-exorcismo-capa-darkside
Exorcismo narra em detalhes os fatos que aconteceram com Robert Mannheim, um jovem norte-americano de 14 anos que gostava de brincar com sua tábua ouija, presente que ganhou de uma tia que achava ser possível se comunicar com os mortos.

Coração Satânico de William Hjortsberg
Coração Satânico se passa em Nova York, em 1959. Harry Angel é um detetive particular contratado para encontrar Johnny Favorite, um músico famoso que desaparecera após a Segunda Guerra Mundial. Psicologicamente transtornado com os campos de batalha, Johnny retornaria aos Estados Unidos em estado catatônico. Dias depois, ele some do hospital de veteranos, sem deixar rastros. O caso leva Harry Angel a se envolver com seguidores do vodu, assassinos e um cliente que não ousa perdoar velhas dívidas. 

O Carro de Dennis Shryack e Michael Butler
OCarro
Lindo, preto, poderoso, invencível. Uma fera metálica à solta, buscando suas presas. Na cidade de Santa Ynez, encontrou o que procurava. Uma por uma, foi matando suas vítimas horrorizadas, e depois desaparecia no deserto. De onde tinha vindo? Ninguém sabia? Quem o guiava? Alguém. Alguma coisa. Talvez o próprio demônio...

Veja mais listas do gênero na nossa seção de Listas de Terror e Horror.
Viewing all 541 articles
Browse latest View live